Capa - Sofá Cama: O que é, Tipos e Como Comprar (Guia Completo)

Sofá Cama: O que é, Tipos e Como Comprar (Guia Completo)

Sabe aquele móvel multifuncional, que todo mundo deseja ter em casa, e ainda por cima confortável e prático?

Pois bem, o sofá cama pode ser considerado esse móvel coringa para o seu lar, podendo ajudar tanto em ambientes menores, como flats e studios, até mesmo em salas mais espaçosas, para conferir ainda mais conforto para quem gosta de assistir televisão e também relaxar com a família.

Já foi o tempo em que o sofá cama era considerado algo pesado e grotesco, com uma visão ultrapassada. Hoje em dia é possível encontrar diversos tipos de sofás cama: modernos, tradicionais, quadrados, retos, dobráveis, de canto, entre muitas outras opções. Fato é que a peça foi evoluindo ao longo dos anos, tornando-se queridinha e sendo indispensável na decoração de muitas casas.

Neste post vamos te ajudar a escolher o sofá cama ideal para o seu lar, levando em consideração o seu estilo de vida e também a decoração do ambiente. Boa leitura!

O que é um Sofá Cama?

sofa cama sala

Sofá cama para ambientes mais espaçosos

O sofá cama é um móvel que serve tanto para decorar um apartamento, fazendo o papel de um sofá, como também para receber visitas que irão passar a noite na sua casa, tornando a hora do sono mais confortável.

O grande benefício de ter um sofá cama em casa não está na sua aparência, mas sim na combinação dois em um desse móvel, que faz com que ele seja muito prático, principalmente em ambientes de metragens reduzidas.

Atualmente, devido aos sofisticados sistemas de suspensão e do assento estofado, o sofá cama tem impressionado pelo seu conforto, além da sua capacidade de se adaptar muito bem ao cômodo escolhido.

Vale lembrar que, seja na sala, no escritório ou no quarto das crianças, esse móvel precisa estar alinhado com a decoração do ambiente

Quais as vantagens de se ter um Sofá Cama?

Muitas são as vantagens de ter um sofá cama em casa, vamos conhecer algumas delas?

Melhor aproveitamento dos espaços

Devido a sua dupla funcionalidade, o sofá cama serve tanto como um sofá confortável para o dia a dia, como para uma cama macia para os hóspedes.

Conforto

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre sofá cama, que são muito pesados e desconfortáveis. Hoje em dia é possível comprar ótimas peças que fazem jus ao modelo dois em um, com muito conforto e estilo.

Praticidade

O sofá cama pode ser usado numa sala de estar, por exemplo, para receber visitas ou, caso elas resolvam ficar para dormir, basta apenas abrir o sofá e transformá-lo em cama.

Outra ideia é colocar um sofá cama no escritório, para que você consiga curtir alguns minutos de relaxamento no meio do expediente, melhorando assim o seu rendimento no trabalho.

Facilidade para montar e desmontar

Qualquer pessoa pode montar e desmontar um sofá cama, isso porque eles costumam se transformar em cama sem muito esforço.

Ótimo custo benefício

Apesar de muitas vezes o sofá cama ser um pouco mais caro do que um sofá comum, o investimento vale a pena pela praticidade e versatilidade. Pense se você precisasse comprar além do sofá alguns colchões ou até mesmo camas para receber seus hóspedes. Certamente o preço de todas essas peças sairiam mais caro do que apenas o móvel dois em um.

Perfeito para quem tem criança em casa

Quem tem filhos adolescentes sabe que sempre aparece mais um amiguinho para dormir em casa. Sendo assim, o sofá cama pode ser uma excelente alternativa para acomodar toda a turma. Isso sem falar que a peça também pode ser utilizada para todos assistirem televisão, jogarem vídeo game ou realizarem outras atividades.

Diferentes tipos de Sofá Cama

Agora que você já conhece as vantagens de ter um sofá cama em casa, precisa conhecer os diversos modelos existentes. Basta apenas escolher aquele que mais tem a ver com a decoração da sua casa e com o espaço disponível.

Sofá cama de canto

sofa cama canto

Sofá cama de canto

Para espaços maiores, o sofá cama de canto é essencial, pois eles além de darem um charme ao ambiente são muito confortáveis. Apesar de não parecer tão útil, dependendo da profundidade do sofá, é possível, sim, receber uma visita e colocá-la para dormir em um sofá de canto. Ele pode se tornar uma cama aconchegante e ainda auxilia no dia a dia da família, para curtir momentos bem tranquilos.

Sofá cama com baú

sofa cama bau

Sofá cama com baú

Esse tipo de peça é muito útil e multifuncional, pois além de servir como sofá e cama, também pode ser usado para guardar alguns objetos. Ele é perfeito para ambientes menores e que não possuem muito espaço para guardar certos utensílios.

Sofá cama poltrona

sofa cama poltrona

Sofá cama poltrona

Apesar de ter a mesma função de um sofá cama tradicional, essa peça possui tamanho super reduzido e é ideal para o quarto de leitura ou para o escritório, pois não atrapalha a circulação pelo ambiente.

Sofá cama futon

sofa cama futon

Sofá cama futon

Com aspecto rústico e confortável, o sofá cama futon é moderno e super prático. Ele pode ser produzido em várias medidas, e é ideal para quem curte um estilo mais zen.

Sofá cama tradicional

Esse tipo de sofá cama se adapta muito bem a qualquer espaço disponível sem deixar de oferecer conforto na hora de receber seus hóspedes. Ele cumpre perfeitamente o seu papel dois em um.

Sofá cama divã

sofa cama haise

Sofá cama divã

Além de deixar o ambiente mais charmoso, o sofá cama divã é perfeito para receber aquela visita inesperada. Alguns desses móveis possuem as laterais reguláveis, permitindo que o divã aumente de tamanho.

Como comprar um Sofá Cama? (O melhor custo benefício)

É inegável que o sofá cama vem marcando cada vez mais presença na decoração de diversos ambientes e isso se dá pela sua praticidade. Ele é o móvel ideal para criar um ambiente completo.

Essa peça é uma ótima alternativa tanto para quem vive em locais com metragem reduzida, mas também para casas maiores, pois eles economizam espaço e garantem maior funcionalidade para o cômodo.

Na hora de comprar um modelo de sofá cama é preciso levar em consideração vários fatores como tamanho, cor, estilo, formas de abertura, entre outros. Sendo assim, selecionamos algumas dicas especiais para te ajudar com essa escolha. Confira!

Qual o tamanho ideal do sofá cama?

O primeiro passo para escolher o tamanho ideal de sofá cama é pensar no espaço disponível dentro do cômodo. E para isso é preciso levar em consideração tanto o sofá cama fechado quanto aberto.

É possível encontrar uma enorme variedade de tamanhos e formatos de sofás cama no mercado, desde os modelos mais compactos até os tamanho família.

Por isso, antes de realizar a compra é necessário tirar as medidas do local onde o móvel será colocado, priorizando sempre a funcionalidade do ambiente e não prejudicando a circulação de pessoas.

Para que a disposição fique perfeita, garanta um espaçamento de, pelo menos, 60 cm entre o sofá cama aberto e outro móvel do mesmo ambiente.

Quais tecidos mais indicados?

O tecido é outro ponto fundamental no momento de escolher um sofá cama, pois ele precisa ser confortável, prático para limpeza e ainda combinar com a decoração da casa.

Normalmente, é mais comum encontrarmos sofás cama nos tecidos:

  • Suede: de espessura fina e super confortável, o tecido pode ser impermeabilizado, o que é uma ótima opção para quem tem criança ou animal de estimação.
  • Poliéster: este tecido costuma ser utilizado em qualquer tipo de composição, da mais clássica até a mais moderna, devido a sua facilidade na hora da limpeza e manutenção e também a alta durabilidade. Porém, ele não é indicado para quem tem animais de estimação ou em ambientes muito quentes.
  • Sarja: como ela não permite o acúmulo de pelos, é a melhor opção para quem possui animais de estimação. Ele também costuma ser bastante resistente a lavagens.
  • Chenille: o tecido é muito macio e elegante, porém possui preço mais elevado que os demais. Ele não é indicado para quem tem problemas respiratórios ou alergias.

É importante levar em consideração o uso final desse móvel. Como ele serve para que as pessoas fiquem deitadas, você deve optar por cores que disfarçam melhor as manchas e que sejam fáceis de limpar, sem desbotar.

Os tipos de abertura de um sofá cama

Além do tamanho e do tecido, você também precisa pensar no tipo de abertura de um sofá cama, para que ele não atrapalhe o seu cômodo.

As opções mais conhecidas são os bipartidas, com modelos reclináveis ou retráteis. Os reclináveis permitem ajuste de altura do encosto e também dos pés.

Já nos retráteis a cabeça fica apenas no encosto e o resto do corpo no assento. Aqui, a dica é preferir itens com pelo menos 80 cm de poltrona.

sofa cama retratil

Sofá cama retrátil e reclinável

Vale a pena investir em um sofá cama?

Afinal de contas, depois de tudo o que falamos sobre como escolher o sofá cama ideal, você acha que vale mesmo a pena o investimento?

Podemos dizer, com certeza, que sim! O sofá cama possui inúmeras vantagens e pode ser utilizado em vários ambientes diferentes.

Isso sem falar que, caso precisasse comprar além do sofá alguns colchões ou até mesmo camas para receber seus hóspedes, muito provavelmente o preço de todas essas peças sairia mais caro do que apenas o móvel dois em um.

Sofás Cama modernos e que estão em alta

Além dos modelos mais tradicionais de sofás cama, como os citados no texto, já é possível encontrar modelos bem diferenciados, até mesmo com a cama embutida no sofá. Vamos conhecer alguns deles.

Sofá cama multifuncional

Esse modelo de sofá, muito vendido na Ásia, pode ser totalmente personalizável, com conexão USB, alto-falantes, cadeira de massagem, baú, prateleira para guardar objetos e até mesa para trabalhar. Como a cama é modular, você pode escolher os componentes que mais atendem às suas necessidades.

sofa cama multifuncional

Sofa cama multifuncional

Sofá cama com design super moderno

Esse sofá cama, além de ser bastante moderno, também é super prático devido ao seu tamanho e formato. É possível encaixá-lo em qualquer canto da sala e ainda manter uma linda decoração do ambiente.

sofa cama quarto

Sofá cama moderno e prático

O que ninguém precisa é de um sofá cama difícil de abrir. Esse modelo é perfeito, pois além de cair super bem em qualquer ambiente, ainda é muito fácil de montar e desmontar.

sofa cama moderno pratico

Sofá Cama Moderno e Prático

Sofá cama Revolve

Esse é o verdadeiro significado de móvel dois em um que faz jus às suas atribuições de praticidade, conforto e modernidade. O sofá cama Revolve, da Prostaria,  é muito fácil de abrir, transformando-se em uma bela cama em questão de segundos.

sofa cama

Dicas de Sofás Cama campeões de venda na LIV Decora

Com a correria do dia a dia comprar um móvel pela internet tem se tornado uma prática mais do que comum.

A LIV Decora possui algumas opções de sofás cama para deixar a sua casa ainda mais bonita e funcional. Podemos te ajudar a escolher o modelo que mais se encaixa no seu ambiente.

Confira as nossas opções:

Sofá Cama Bulgane

 

sofa cama bulgane

Sofá Cama Bulgane da LIV Decora

O Sofá Cama Bulgane possui estrutura em madeira de eucalipto com espuma densidade 28. Ele ainda possui fibra siliconada e tecido 100% poliéster na cor cinza claro.

Dimensões:

Altura: 95cm
Largura: 180cm
Largura do Braço: 20cm
Profundidade Fechado: 110cm
Profundidade Aberto: 192cm
Medida Interna da Cama: 192cm x 140cm

Sofá Cama Confort

sofa cama confort

Sofá Cama Confort da LIV Decora

O Sofá Cama Confort é sinônimo de qualidade e garantia de que os seus hóspedes estarão bem acomodados. Com espuma de densidade 28 (firme, porém macia), ele possui ainda uma espuma soft extra e molas ensacadas (como diversos modelos de colchões).

Medidas:

Largura total: 2m e 48cm
Largura do braço: 24cm
Altura: 95cm
Profundidade total (fechado):105cm
Profundidade aberto: 140cm
Medida interna da cama: 2m x 135cm

Se você quer saber mais sobre as cores disponíveis ou ainda conhecer as possibilidades de tamanhos, entre em contato com a LIV Decora que estaremos prontos para te ajudar.

Como aplicar o Sofá Cama na decoração da sua casa?

O sofá é um dos itens indispensáveis na decoração de uma casa. Seja ele mais moderno ou mais clássico, não tem um lar que não tenha uma peça dessa.

Muito em alta nos últimos tempos, os sofás cama estão fazendo a cabeça das famílias, pois eles são multifuncionais e ajudam na otimização do espaço.

E você sabe como utilizar um sofá cama na decoração da sua casa? É isso que vamos ajudar você a fazer agora.

Em ambientes com bastante espaço, o sofá cama pode ficar aberto mesmo, principalmente se a família for grande e gostar de passar um tempinho relaxando na frente da TV.  

Algumas pessoas ainda têm receio de usar sofás cama em outros cômodos e acabam colocando apenas nos quartos de visita, mas é preciso quebrar essa barreira para garantir o conforto dos usuários e dos hóspedes, sem deixar de lado o requinte de uma sala.

Já em locais onde o quarto de hóspedes foi transformado em escritório, também é possível colocar um sofá cama, nem que seja do tipo poltrona, para acomodar algum parente ou amigo que precisar passar uma noite na sua casa.

Agora caso o seu apartamento for pequeno e com pouco espaço para receber os amigos, aí sim o sofá cama se torna ainda mais indispensável, pois ele otimiza o espaço e ainda garante o conforto para as visitas.

Conclusão

Agora que você já conferiu todas as nossas dicas de como usar um sofá cama e de seus diversos tipos e estilos, provavelmente já entendeu que ele desempenha um papel fundamental em qualquer casa.

Chega de achar que o sofá cama é um objeto pesado, que dá trabalho e deixa o ambiente grotesco. Muito pelo contrário, ele é uma solução inteligente tanto para quem tem pouco espaço quanto para cômodos maiores, para que todos possam curtir uma TV bem relaxados.

São vários os tipos de sofás cama e eles podem se adaptar a qualquer local, além ser útil para receber aquela visita inesperada e ainda ajudar a guardar objetos, no caso do sofá cama baú.

Por ser um sofá em que as pessoas ficarão deitadas, o ideal é escolher um tecido de fácil manutenção e confortável e também dar preferência para uma cor que não apareça tanto a sujeira.

Se você seguir as nossas dicas, com certeza vai fazer a escolha certa na hora de comprar o sofá cama ideal para a sua casa.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre os nossos produtos, comente aqui!

Não se esqueça que na LIV Decora você encontra as melhores opções e condições do mercado. Clique aqui e confira!

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito