Capa - Decorar com amor: 7 dicas para ter uma casa aconchegante
Publicado em 13/08/2017 Por Fernanda Correa

Decorar com amor: 7 dicas para ter uma casa aconchegante

Decorar com amor e ter uma casa aconchegante é um ótimo refúgio para momentos de incertezas como os que estamos vivendo. É provável que você, sendo brasileiro, esta passando por algum tipo de crise. Ou está em crise no trabalho, ou pela falta de um trabalho. Ou está em uma crise pessoal, do tipo “não sei se caso ou compro uma bicicleta”! Seja qual for sua instabilidade, de uma coisa nos sabemos: nada como chegar no melhor lugar do mundo, a nossa casa.

Arrume a sua casa todos os dias…Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela…E reconhecer nela o seu lugar.

Carlos Drumond de Andrade

Por isso, preparamos uma lista muito especial com dicas para decorar com amor. Assim, quando momentos de desequilíbrio baterem na sua vida, você terá um abrigo aconchegante para resetar e colocar tudo em ordem!

7 Dicas para Decorar com Amor

1. As plantas dão vida à decoração

Todos os ambientes da sua casa se beneficiam do uso de plantas como componentes da decoração. Elas deixam os ambientes mais bonitos, leves e ainda trazem bem estar aos moradores.

Decorar com amor - as plantas dão vida à decoração

As plantas limpam o ar e são capazes de regular a temperatura e umidade. Portanto, é sempre bom tê-las, inclusive dentro de casa.

Decorar com amor - folhagem na sala de estar

As únicas regras na hora de escolher do local onde as plantas ficarão são incidência de luz e ventilação. Mas existem espécies propícias a todo tipo de ambiente.

Decorar com amor - pequenos vasos de suculentas

Se você tem um cantinho que está sem graça, que tal colocar algumas prateleiras com vasinhos coloridos? É uma dose de charme instantâneo!

Decorar com amor - uma coleção de pequenas plantas

Você tem espaço e gosta de cuidar de plantas? Transforme sua sala de estar num jardim verde!

Decorar com amor - uma floresta dentro de casa

Mas se você quer se beneficiar dos efeitos das plantas em casa e não tem muito tempo, experimente os cactos e suculentas. São muito fáceis de cuidar e o efeito e sempre positivo!

Decorar com amor - cactos e suculentas na mesa de centro

Coloque alguns vasinhos com cactos e suculentas complementando a decoração da mesa de centro, por exemplo. Eles ficam ótimos em qualquer estilo de décor!

2. Exponha suas memórias

Para decorar com amor, você precisa se expor. Expor suas experiências, suas vivências. Que tal organizar tudo e, ao mesmo, deixar a vista suas memórias?

Decorar com amor - exponha seus objetos em um antigo armário

Por meio de pequenos detalhes e acessórios os ambientes ganham vida, cheiro, luz, cores e memórias. Uma ótima ideia para recordar por onde você passou é colecionar caixinhas de fósforo, que podem ficar num bonito pote de cerâmica próximo de alguma vela. Além de super prático, fica um charme!

Decorar com amor - exponha seus pequenos objetos

Nossa casa é o lugar para onde voltamos todos os dias e precisamos ter prazer em voltar. Nada melhor do que nos reconhecer nos objetos que a decoram. Uma casa com memórias tem mais vida!

Decorar com amor - exponha seus objetos com memória

Reutilizar peças com memórias afetivas com uma finalidade distinta da original é uma forma muito criativa de deixar aquele item querido ao alcance dos olhos.

Decorar com amor - exponha suas malas antigas

Use as malas antigas que estão guardadas no porão da casa da vovó como mesinha lateral ou em cima do aparador com seus livros favoritos.

Decorar com amor - exponha suas malas e livros

Nem pense em deixar sua maravilhosa coleção de discos de vinil escondida em gavetas, ok?

Decorar com amor - exponha seus discos

3. Decore as paredes

Claro que ninguém quer morar num showroom. Uma decoração com amor pressupõe as impressões de quem mora nela estejam gravadas por todos os lados.

Decorar com amor - use as paredes do corredor

Não há melhor lugar para isto que as paredes da sua casa. Crie sua gallery wall com os mais variados motivos. Ou sem motivos.

Decorar com amor - use as paredes para sua gallery wall

Para um lar interessante, confortável e cheio de histórias legais, nada de paredes brancas e vazias.

Decorar com amor - use as paredes para as suas memórias

Expor recordações de viagem, fotografias de família, pôsteres, tickets de shows inesquecíveis ou desenhos de pessoas queridas em forma de quadro conferem muito aconchego ao seu lar.

Decorar com amor - use as paredes do home office

Você pode optar por algum tema específico ou deixar tudo misturado mesmo! Em qualquer dos casos, pense bem nas molduras que irão compor sua gallery wall.

Decorar com amor - use as paredes 1.jpg Decorar com amor - use as paredes 2.jpg Decorar com amor - use as paredes 3.jpg Decorar com amor - use as paredes 4.jpg Decorar com amor - use as paredes 5.jpg Decorar com amor - use as paredes 6.jpg

Neste mundo digital em que vivemos, expor nossas vivências é uma forma muito legal de decorar com amor.

Decorar com amor - use as paredes tridimensionalmente

4. Utilize iluminação para criar aconchego

Para decorar com amor, a iluminação é um fator essencial. Para obter o efeito desejado e transmitir a sensação de aconchego, invista em iluminação suave, confortável e não invasiva.

Decorar com amor - iluminação indireta no quarto

A luz indireta é muito utilizada para criar uma atmosfera confortável. Quando a iluminação é feita desta forma, a luz é refletida em algo, para então iluminar uniformemente o ambiente. Além de suavizar a iluminação do cômodo, esta técnica permite a criação de belos efeitos em paredes, teto, chão ou mesmo móveis.

Decorar com amor - várias opções de iluminação no quarto

É claro que a iluminação natural contribui para uma decoração aconchegante. Ter um imóvel mal iluminado causa diversos desconfortos. Então se você ainda está na fase da escolha do seu imóvel, analise muito bem este ponto antes de comprar.

Decorar com amor - luzes laterais

Os abajures são essenciais para uma iluminação aconchegante. Você pode usar mais que um, inclusive, num mesmo ambiente.

Decorar com amor - iluminação natural e indireta

Para criar um clima ainda mais acolhedor, invista em velas decorativas de cores e formatos diferentes. Faça combinações inusitadas, mesclando vários modelos do mesmo tom, por exemplo.

Decorar com amor - iluminação através de velas

5. Almofadas para o conforto

Almofadas agregam conforto, estilo e despojamento aos ambientes, transformando a decoração.

Decorar com amor - almofadas de estampas diferentes

Almofadas tem o poder de tornar a decoração harmoniosa, por isto, eleja um foco geral para sua decoração e aposte em almofadas que se comuniquem com sua escolha.

Decorar com amor - almofadas diferentes na cama

Não importa o modelo, lisas, coloridas, com ou sem textura. As almofadas são um acessório decorativo multifuncional.

Decorar com amor - almofadas na sala de esta

Misture formatos, estampas e texturas para ter o efeito super moderno.

Decorar com amor - almofadas para o sofá

Além do sofá da sala de estar, almofadas adicionam conforto extra em camas, no chão sobre tapetes e até mesmo em varandas.

Decorar com amor - almofadas na varanda

Se você não sabe quantas almofadas usar, saiba que para uma decoração moderna, o número deve ser ímpar, ou seja, use entre 3, 5 ou 7 almofadas.

Decorar com amor - almofadas na cama

6. Um cantinho em casa para relaxar

Sua casa deve ser um verdadeiro oásis, mas ter um ambiente especial nela para relaxar pode ser muito prazeroso.

Decorar com amor - tenha um cantinho para relaxar na varanda com rede

Crie um espaço dedicado ao relaxamento. Um lugar de paz e tranquilidade para os moradores.

Decorar com amor - tenha um cantinho para relaxar na chaise longue

Qualquer espaço pode ser transformado em um local relaxante. Ele só precisa ser ventilado, silencioso, com boa iluminação. Uma vista agradável ajuda bastante!

Decorar com amor - tenha um cantinho para ler e relaxar

Utilize esses ambientes para a atividade que quiser! Leia, estude, medite, ouça música, ou simplesmente desconecte do mundo.

Decorar com amor - tenha um cantinho para relaxar

A leitura nos faz viajar, estão dedique algum cantinho da sua casa para ler. Uma poltrona super confortável e boa luminosidade é tudo que você precisa!

Decorar com amor - tenha um cantinho para relaxar numa poltrona super confortável

Se você está em busca de um espaço totalmente revigorante, que tal investir num ambiente zen? Ele pode ser usado para meditar, fazer yoga e até mesmo massagem.

Decorar com amor - tenha um espaço zen Um verdadeiro espaço zen deve ser confortável, aconchegante e bonito, mas sem decoração em excesso. Escolha materiais naturais, como madeira, bambu, algodão e sisal.

7. Capriche na arrumação da mesa

A correria do dia-a-dia transformou nossas refeições em momentos de alimentação somente. Quantas vezes nem sentamos para tomar café da manhã? Você não precisa arrumar a mesa todos os dias como se estivesse num hotel, mas quem sabe aos domingos ou em algum data especial?

Decorar com amor - arrume a mesa do café da manhã

Tire do armário aquela toalha linda que você nunca usa e também sua melhor louça e faça um bolo! Ou compre um bolo, tudo bem! O importante é valorizar o momento.

Decorar com amor - café da manhã na cama

Passe no mercado e traga frutas. Passe um café fresco, faça um suco. Mesmo que seja só para você! Uma dica para quem mora sozinho é deixar tudo preparado na noite anterior. Assim, no dia seguinte, ao acordar haverá uma “surpresa” para você mesmo!

Decorar com amor - arrume a mesa para as refeições

Convidar alguém para compartilhar as refeições é puro amor. Não precisa ser nada muito complexo, o que está em jogo aqui é viver momentos agradáveis!

Decorar com amor - prepare uma refeição em casa

Se você gosta de cozinhar, então, melhor ainda! Cozinhar para alguém que amamos cria laços de conexão!

Decorar com amor - sente para fazer as refeições

Para terminar com um toque de humor, lembre-se que se um dia você sentir um enorme vazio por dentro, coma que é fome!

Decorar com amor - use suas louças

Decorar com amor para um lar com alma

Agora que você conheceu nossas dicas para decorar com amor seu lar, conte para nós o que não pode faltar num lar aconchegante! E pratique o amor à casa! Ela é o melhor lugar do mundo!

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito