Capa - Área de serviço: um guia para você remodelar ou reformar a sua
Publicado em 19/10/2017 Por Fernanda Correa

Área de serviço: um guia para você remodelar ou reformar a sua

Não parece estranho que usemos muito tempo com a função “separar, lavar, pendurar, dobrar, passar” e que em geral as áreas de serviço sejam espaços relegados e bagunçados?

A área de serviço da sua casa também merece atenção! E não importa o tamanho, sempre é possível fazer dela um local organizado e que facilite seu dia-a-dia.

Se você acredita que a tarefa com as roupas pode ser feita de maneira mais eficiente e para tanto, pretende alguma remodelação ou reforma, leia as 6 passos que preparamos para você ter uma área de serviço organizada, prática e funcional!

Passo 1: Remodelar ou reformar?

Existe uma diferença enorme entre remodelar e reformar. Dar uma nova cara para área de serviço não implica necessariamente em quebra-quebra. Comprar aparelhos novos, mandar fazer armários sob medida, pintar as paredes ou até mesmo instalar um papel de parede é uma coisa simples e pode facilmente ser feita por você mesmo!

Mas se o que você pretende é uma mudança geral, que inclui derrubar paredes, reencaminhar encanamento e trocar revestimentos a coisa começa a ficar séria e planejamento é a palavra chave.

O planejamento da remodelação ou reforma da sua área de serviço é semelhante a qualquer outro projeto de renovação. Você deverá pensar em todos os detalhes e estimar o custo de tudo isto.

Depois de determinar a complexidade do seu projeto, você provavelmente saberá se a contratação de um profissional é necessária. Se o plano for uma grande reformulação da sua área de serviço, a ajuda de uma equipe experiente é sempre útil para que tudo saia conforme o planejado. O olhar profissional poderá oferecer soluções para problemas que talvez você não tenha pensado, economizando tempo e dinheiro.

Passo 2: Pense sobre as funções da sua área de serviço

É bastante comum que a área de serviço sirva para outras funções, além de lavar roupas. Nestes casos, é muito importante que você identifique as atividades desempenhadas pelos moradores da sua casa no local.

A churrasqueira da sua casa é no mesmo espaço da área de serviço? Você armazena produtos de limpeza, aspirador de pó e vassouras no local? Sua área de serviço é o banheiro do seu pet? Você usa sua área de serviço para jogar toda bagunça da casa? As respostas para estas perguntas ditarão como o seu novo espaço funcionará.

Pense na sua rotina com as roupas

Além das funções acima, é preciso pensar em como a rotina da roupa funciona na sua casa. Pense em todo o processo e responda as seguintes questões:

  • Qual o volume do trabalho?
  • Com que frequência você lava roupas? Você prefere fazer tudo no final de semana ou cuida das roupas aos poucos durante toda semana?
  • Que horas você cuida da roupa? Se é durante o dia, sua área de serviço tem luz natural? Se é a noite, a iluminação artificial é suficiente?
  • Suas roupas são muito delicadas? Pense em incluir racks de secagem acima do estendedor de teto.
  • Como você seca as roupas? Se predominantemente suas roupas são secas em varal, ele será no teto da área de serviço ou em outro local? O local é suficientemente ventilado?
  • Onde você dobra roupas? Você prefere dobrar tudo na lavanderia e depois levar para os quartos? Uma ilha pode ser de grande auxílio pois além de servir de apoio para organizar as roupas, ela pode se tornar um excelente espaço para armazenamento.
  • Suas roupas precisam ser passadas? Você usa ferro convencional e tábua ou prefere vaporizadores?

Área de serviço planejada para os pets

Quem tem um ou vários pets sabe como os cuidados com eles podem demandar tempo e fazer uma bagunça na casa toda. Se o plano é uma reforma geral na sua área de serviço e, se você tem espaço, que tal pensar em espaços específicos para seus amigos? Gavetas podem ser muito práticas para armazenar rações e mesmo para servir a comida para os pets!

Área de serviço boa pra cachorro

Você já pensou em ter um dog shower em casa? Assim, seu pet poderá se sujar a vontade nos passeios e você não precisará sair correndo para uma pet shop para aquele banho mais que necessário!

Área de serviço com dog shower

Saiba quais os melhores tecidos para quem tem animais em casa

Passo 3: Defina o melhor local para a área de serviço

Na maioria dos apartamentos brasileiros a área de serviço é um espaço contíguo a cozinha. Atualmente, inclusive, é muito comum que nem exista uma separação física entre estes cômodos. Não há muito a ser feito em relação ao local, portanto. Mas isto não significa que você não terá uma área de serviço! É possível separar os ambientes com paredes de vidro ou de MDF, que podem ou não ir do chão ao teto.

Área de serviço com divisória de vidro

Ou simplesmente utilizar os mesmos materiais da cozinha e fazer um único ambiente, escondendo ou não a máquina de lavar roupa e o tanque com soluções criativas e que certamente facilitarão a sua vida!

Área de serviço contígua a cozinha

Em uma casa os possíveis locais para uma área de serviço aumentam. Se houver espaço e orçamento, as opções são quase infinitas! Há áreas de serviço no porão, ao lado da cozinha, do lado de fora de casa, junto da área de lazer, na garagem… Novamente, a análise do seu estilo de vida determinará onde é o melhor local para área de serviço.

Área de serviço no pátio

Uma ideia pouco difundida no Brasil, mas que é bastante comum no exterior são as máquinas de lavar e secar no banheiro ou dentro do próprio closet.

Máquina de lavar roupa no banheiro

Se analisarmos a rotina da roupa, fica claro que não é nada funcional atravessarmos a casa, muitas vezes subindo e descendo escadas, carregando a roupa suja e depois a limpa de volta. Não seria muito mais prático ter suas máquinas e todos os apetrechos mais próximo de onde você tira e guarda a roupa?

Lave e seque suas roupas no closet

Passo 4: Faça seu orçamento

Antes de começar qualquer projeto de casa, você precisa saber o quanto você pode gastar. Seu orçamento está enxuto? Mover o encanamento, adicionar janelas e mandar fazer móveis sob medida são custos significativos. Por sorte, as áreas de serviço são tipicamente espaços pequenos, então não será tão caro fazer uma pequena remodelação no ambiente.

Na verdade, gastar rios de dinheiro na área de serviço pode parecer loucura para algumas pessoas que só querem que sua lavanderia seja funcional. Outras pessoas pensam que não vale a pena investir em um ambiente que ninguém verá. Então, decida se esse é um espaço onde você deseja investir ou se esse dinheiro poderia ser usado de uma forma melhor.

Quer economizar? Mantenha o que pode ser reaproveitado. Seus armários estão em bom estado, mas são feios? Tinta neles! Sua máquina de lavar roupa está velhinha, mas funcionando bem? Se é apenas uma questão estética, você pode escondê-la num armário ou até mesmo envelopar com adesivo vinílico. Você economiza seu dinheiro e a natureza agradece!

Dê uma cara nova aos seus aparelhos com fita isolante

Veja também: padrões geométricos na decoração

Pensa nas despesas grandes primeiro

Ao montar seu orçamento, comece com as despesas grandes que gerarão grandes impactos na remodelação da sua área de serviço: armários, revestimentos e eletrodomésticos. Sendo prioritariamente um ambiente funcional, resolver estes pontos provavelmente comprometerá 80% do seu orçamento. E tudo bem, pois eles certamente entregarão um resultado satisfatório.

Área de serviço CASACOR RS 2017

Área de serviço CASACOR RS 2017 por Cristiani Mörschbächer e Karina Vescovi Lopes

Se no seu projeto a área de serviço irá trocar de lugar, você terá que pensar em ventilação, encanamento, drenagem, derrubar ou erguer paredes e sabe-se lá o que mais! Obras são quase sempre uma caixinha de surpresas! Para não ser pego desprevenido, calcule uma margem de 15% sobre o valor desta parte do projeto.

A melhor parte: decorar o ambiente

Resolvido o bruto da sua reforma, é hora de planejar os 20% restantes do seu orçamento com itens de decoração. Para quem aprecia um ambiente funcional sem deixar de lado a beleza, caixas plásticas são indispensáveis. Coloridas ou em tons neutros, elas decoram organizando!

Área de serviço com cestosÁrea de serviço com cestosVocê ainda pode acrescentar à decoração da sua área de serviço tapetes, dispensadores de sabão e amaciante e até mesmo alguma arte! Mas lembre-se que produtos de limpeza são químicos fortes e podem causar estragos nos materiais, então evite qualquer coisa muito preciosa por lá!

Papéis de parede e impressões vinílicas são opções interessantes para áreas de serviço. Apenas tenha cuidado para que não sejam instalados na área molhada.

Papel de parede na área de serviço

Passo 5: Escolha os aparelhos para sua área de serviço

A seleção de aparelhos novos ou a utilização dos existentes afetará as outras decisões em sua área de serviço. Basicamente, as opções são as seguintes: somente máquina de lavar; máquina lavar e máquina de secar separadas e; máquinas de lavar e secar no mesmo aparelho. Além disto, elas podem ter abertura frontal ou superior.

Se você tem duas máquinas com abertura frontal, elas podem ser instaladas lado a lado e sobre elas, um tampo será muito útil para diversas funções, como separa e dobrar as roupas.

Tampo acima dos aparelhos

Para economizar espaço, você pode empilhar as máquinas de lavar e de secar com abertura frontal. Mas atenção: se o usuário das máquinas não alcançar os controles superiores, será necessário um apoio, tornando a atividade pouco prática e, dependendo da idade da pessoa, até mesmo perigosa.

Máquinas de lavar e secar empilhadas

Se seus aparelhos são de abertura superior e ainda assim você quiser uma bancada, que tal utilizar uma prateleira retrátil acima dos aparelhos?

Em relação aos aparelhos coloridos, certifique-se de que você está absolutamente apaixonado pela tonalidade e que será possível coordená-lo com o resto da sua decoração.

Máquinas coloridas

Por fim, uma tendência para as áreas de serviço pequenas e anexas a cozinha são os eletrodomésticos embutidos em armários. Eles economizam espaço e não pesam no visual geral do ambiente.

Máquina de lavar e secar embutida

Passo 6: Mãos a obra!

Uma vez que você tenha planejado, orçado e contratado os profissionais necessários, sua remodelação ou reforma da área de serviço está pronta para iniciar. Certifique-se de preparar o espaço. Remova o que não for necessário com antecedência para não viver num campo de guerra durante o processo. Verifique também se todos os materiais estarão disponíveis para que não haja atrasos. E lembre-se de guardar todos os documentos da obra. Recibos, documentos de construção, garantias e informações sobre produtos são importantes para que você possa cuidar adequadamente de seus aparelhos e outros recursos.

Após concluído seu projeto, percorra o espaço e tome nota de qualquer coisa que esteja quebrada ou instalada incorretamente. Faça uma lista clara e objetiva, com prazos para que as pessoas responsáveis possam corrigir eventuais erros.

Agora sim, está tudo pronto para você curtir seu novo ambiente e aproveitar os benefícios que uma área de serviço podem proporcionar na sua vida!

E se você gostou deste conteúdo, compartilhe com aquele amigo que está pensando em remodelar ou reformar sua área de serviço!

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito